» Quem Somos

Um pouco da História...

O Abrigo surgiu no ano de 1998, ideal da Sra. Josédia Santana Borges de Aguiar, por perceber a dificuldade de idosos em encontrar lugar para ficar, na falta de parentes ou condições de viverem sozinhos.

D. Jô (como é mais conhecida) alugou uma casa à rua Euclides da Cunha, n. 727 no Parque Residencial Laranjeiras, Serra/ES e começou a cuidar de 07 (sete) idosos, numa casa onde dava para atender até 14 (catorze) pessoas.

Vendo a necessidade de regularizar toda a situação e com ajuda de amigos e colaboradores, no dia 03 de outubro de 1998, programou uma Assembléia Geral Ordinária para a instalação do Abrigo, sendo na ocasião 13 (treze) pessoas aclamadas para constituir a Diretoria e o Conselho Fiscal.

Na ocasião foi escolhido o nome do Abrigo que passou a se chamar “Abrigo Lar Pouso da Esperança”. Começa aí nova etapa...

1999 Em 15 de fevereiro o Abrigo mudou-se para o bairro Nova Carapina, onde foi cedida uma boa casa espaçosa e sem pagamento de aluguel.

Em maio do mesmo ano o Abrigo retornou para o Parque Residencial Laranjeiras, por ser o bairro anterior muito carente e não se podia contar com a colaboração da comunidade.

O Abrigo se instalou numa casa à Rua Casimiro de Abreu, próximo à Igreja Católica, em imóvel alugado, que muito pesava em sua manutenção.

Em 27 de setembro aconteceu o registro do Abrigo no Cartório de 1º. Oficio da 2ª. Zona, da Serra.
2001 O abrigo ficou neste endereço até fevereiro de 2001, mudando-se para à rua Pitágoras (Próximo à Igreja Presbiteriana), onde permaneceu até fevereiro de 2004.
2003 O ano foi de grande conquista para o Abrigo, quando num esforço conjunto e principalmente da presidente e seu esposo, foi possível dar inicio a base da construção da Sede do Abrigo.

No dia 10 de fevereiro D Josédia adquiriu os lotes ns. 2 e 3 da Rua Itacuruçá, Quadra 21 do Loteamento Morada de Laranjeiras.

Em 20 de fevereiro começava a chegar os ferros, madeirites, entulho, pedras, etc. para o início da Obra. Daí para frente contou com ajuda de amigos, parentes, vizinhos, colaboradores e do Lion de Vitória.
Em 25 de julho, a Sra. Josédia e seu esposo, Sr. Pedro Machado de Aguiar, adquiriram o lote n. 04 na mesma quadra, com intuito de dar maior conforto na construção de uma estrutura para as pessoas abrigadas.

É importante frisar que o local foi escolhido pela Presidente por ser área calma, de espaço verde, ventilado e num loteamento de pagamento mensal facilitado.
2004 29 de fevereiro de 2004...  Alegria de todos! Mudança para a nova Sede , onde permanecemos até hoje!

A partir desta data o Abrigo Pouso da Esperança só tem crescido. Hoje  temos médico que nos visita uma vez por mês; 2 fisioterapeutas, 1 Assistente Social, 3 técnicos de enfermagem (voluntários), 1 enfermeiro (voluntário), cuidadores, auxiliares de serviços e  cozinheiras.

Objetivo: A Associação Abrigo Lar Pouso da Esperança é uma instituição privada, sem fins econômicos que tem por objetivo geral a execução da doutrina da Proteção Integral ao Idosos, dedicando-se ao seu bem estar, na forma estabelecida na Lei 8.842/94, que trata da Política Nacional do Idosos, e da Lei 10.741 de 01.10.2003 – Estatuto do Idoso, sendo que, para o cumprimento desse objetivo, contará com a ajuda dos poderes governamentais e não governamentais, de empresas privadas e da comunidade em geral.

Serviços Prestados:

Artes, Assistência Social, Clinica Médica, Enfermagem, Fisioterapia, Nutricionista, Recreação e Cuidadores.


ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
© 2012, Abrigo Pouso da Esperança - Todos os direitos reservados